A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.
É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina quando aplicada no músculo, provoca o relaxamento da região e atenua marcas de expressões faciais.
A toxina botulínica é comumente recomendada para suavizar rugas e linhas de expressão do rosto. A regiões faciais mais tratadas são:
– As rugas formadas na testa;
– Vinco na glabela, região da testa localizada entre as sobrancelhas.
– Pés de galinha, ou rugas que se formam na região lateral dos olhos.
Ademais, a toxina botulínica pode também ser indicada para tratamento do sorriso gengival, rugas periorais, hipertrofia massater (bruxismo).
No pescoço é utilizado para prevenir rugas transversais e perda do contorno da mandíbula.
Nas axilas e mãos para hiper-hidros ou suor excessivo local.
As rugas ou linhas de expressão são marcas faciais causadas pela movimentação repetitiva dos músculos do rosto. Elas podem ser rugas fixas ou causadas somente pela movimentação facial. A toxina botulínica visa bloquear as rugas do movimento para que elas não se transformem em rugas fixas, além de atenuar as marcas de expressão consideradas fixas.
A aplicação da toxina botulínica tem a durabilidade de 4 a 6 meses. É recomendada a reaplicação entre 6 e 6 meses.
A toxina botulínica assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Há contraindicação também para mulheres grávidas ou portadores de doenças neuromusculares.
A toxina botulínica age paralisando o músculo, evitando a sua movimentação e impedindo que a ruga seja acentuada (ou até formada) pela contração muscular. Já o preenchimento atua na redução da flacidez, repondo o volume de algumas áreas do rosto e melhorando seu contorno.
Não. O preenchimento labial com ácido hialuronico é totalmente reabsorvido de forma natural pelo organismo. O preenchimento tem uma durabilidade estimada de 12 meses. E, caso seja necessário, o resultado pode ser revertido de forma imediata pela aplicação de uma enzima que inativa o ácido hialuronico.